Como limpar utensílios domésticos?

Você acha que apenas água e sabão são suficientes para limpar utensílios domésticos? Em alguns casos, sim. No entanto, alguns utensílios exigem um pouco mais de investimento e cuidado ao serem higienizados.

É preciso ficar atento às características de cada utensílio doméstico uma vez que, por serem diferentes, eles podem aceitar ou não determinado produto de limpeza.

Reunimos aqui algumas dicas importantes para os limpar utensílios domésticos e eletrodomésticos mais usados na cozinha.

  • Geladeira

    A geladeira costuma exalar um cheirinho desagradável, mas que, provavelmente não é por falta de limpeza, mas sim, devido à presença de alimentos mal conservados, como sobras de comida em recipientes sem tampa, por exemplo. O bicabornato vai ajudar a eliminar esses odores. Use uma mistura de bicarbonato de sódio e água para limpar o interior. Evite produtos abrasivos e que deixam cheiro para que não contaminem os alimentos. As paredes externas podem ser limpas com detergente neutro e água.

  • Fogão

    A gordura sairá mais facilmente se você mergulhar as bocas do fogão, grelhas e botões em uma mistura de suco de um limão com uma xícara de vinagre e um pouco de bicarbonato de sódio. Essa mistura também pode ser usada nas outras partes do fogão conferindo um brilho extra. Use detergente neutro e uma esponja macia para retirar a sujeira. Enxugue tudo com muito cuidado para evitar manchas. Se ainda aparecer alguma, pingue uma gota de limão e limpe com um pano seco.

  • Microondas

    Um dos objetos que mais sofre com a sujeira é o micro-ondas. Para limpá-lo, use uma toalha de papel ou pano de prato úmido. Se houver algum resto de alimento de difícil remoção nas paredes internas dele, ponha no forno uma mistura de água e bicarbonato de sódio por cinco minutos, em temperatura máxima. Depois disso, a sujeira será removida com muito mais facilidade.

  • Batedeiras, mixer, fritadeira, etc

    Separe todas as peças desses utensílios e limpe-os com cuidado. Use água quente e detergente para retirar a gordura instalada. Nas partes fixas do utensílio passe uma esponja com detergente se certificando de limpar todos os cantinhos do equipamento. Se for preciso, use uma escovinha.

  • Eletrodomésticos de Inox

    Utensílios desse tipo exigem mais cuidado na hora da limpeza, pois podem manchar e arranhar. Não utilize produtos abrasivos ou desengordurantes. Faça a limpeza com uma flanela macia, no sentido das fibras e, se necessário, com algumas gotas de azeite para retirar manchas.

Produtos que você deve evitar

Não use álcool durante a limpeza para não sofrer acidentes na cozinha. Evite também produtos abrasivos, bem como esponjas muito ásperas. E não se esqueça de proteger as suas mãos com luvas para não sofrer com possíveis irritações.

Em tempo, lembre-se de higienizar corretamente a esponja usada na limpeza dos utensílios. Do contrário, ela pode contaminar outros objetos com a sujeira acumulada. Após o uso, ponha a esponja dentro da água fervente por alguns minutos. Retire, espere esfriar e aperte para sair toda a água. Armazene a esponja em um recipiente seco.

Higienizar os utensílios domésticos é importante não só para a estética da cozinha, mas principalmente para evitar a proliferação de germes e bactérias e a atração de insetos, grandes causadores de doenças. Cuide sempre muito bem da sua cozinha e da sua saúde.