Quer manter o sofá sempre limpo, confortável e apresentável? Neste artigo, descubra 4 dicas para limpar o sofá. Separamos as melhores..

Dicas para limpar o sofá? 4 truques úteis, práticos e fáceis

Se você quer limpar o sofá do jeito certo, precisa aplicar as dicas certas. Separamos algumas delas. Continue lendo.

Diarista ao lado de aspirador de pó
Uma pessoa aplicando uma das melhores dicas para limpar o sofá: aspirador de pó para remover sujeira do estofado

Você investiu ao comprar um sofá, afinal, queria que ele fosse, além de bonito, confortável. Queria um que não gerasse dor na coluna enquanto você assistisse a um filme, que não se desgastasse rapidamente com o tempo e obrigasse você a comprar outro logo.

É por isso que você quer mantê-lo limpo e conservado. Você quer fazê-lo durar. E aprender dicas para limpar o sofá ajudará você com isso. Porém, não se trata apenas de conforto e durabilidade. Tem mais.

Você quer deixá-lo com um aspecto apresentável, até porque sofá também é decoração. Você não quer ter um sofá sujo ou manchado e passar uma impressão ruim para vizinhos, amigos e parentes que visitarem você. E então? Que tal conhecer 4 dicas para limpar o sofá sem correr o risco de estragar o material?

1 - Limpeza cotidiana para evitar grandes estragos

A primeira dica para limpar o sofá não poderia ser outra senão esta: fazer uma limpeza simples no dia a dia.

Algumas pessoas deixam para limpar o sofá apenas quando percebem uma mancha, deixam cair algum líquido ou se dão conta, após tanto tempo, de que ele precisa urgentemente de uma limpeza.

Se um copo de suco sujar o sofá, por exemplo, você deverá imediatamente limpar a sujeira antes que o tecido estrague. No entanto, não significa que sejam necessárias situações como essa para que, só então, você comece a aplicar dicas para limpar o sofá.

Portanto, pratique a limpeza cotidiana, ainda que seja uma limpeza simples.

2 - Sempre há pó escondido no sofá

Manchas podem facilmente ser vistas, basta procurá-las por uns instantes. Mas o pó? Não mesmo. Ele se esconde e gruda no tecido do sofá de tal forma que fica impossível vê-lo.

Nesse caso, o ideal é a utilização de um aspirador de pó, pois ele consegue resolver facilmente o problema. Inclua, se possível, essa atividade em sua rotina para manter o sofá sempre aspirado.

E se você não tem tempo ou não gosta de tirar o pó do sofá, pode contar com a ajuda de uma diarista. Recomendamos apenas que você combine com ela sobre essa limpeza específica no início da diária. Isso garantirá entendimento sobre o serviço e que haverá tempo para fazê-lo — ainda mais se o sofá estiver um pouco mais sujo.

3 - Limpe, mas tenha cuidado

Imagine que você está tomando café sentado no sofá enquanto assiste a um filme quando, sem querer, bate o cotovelo no joelho. A xícara em sua mão balança por um breve instante antes de derrubar o café no estofado do sofá.

E lá está a dor de cabeça.

Tudo bem, você pensa, só limpar. Basta limpar e tudo certo.

Não é?

Depende de qual maneira você limpar o sofá.

Existem diversos tipos de tecidos e diversos tipos de produtos de limpeza, então você não pode simplesmente pegar um produto, misturar com água, umedecer um pano, esfregá-lo no sofá e esperar que as coisas deem certo.

Elas podem dar errado. Muito errado.

Conselhos rápidos:

  • Se o estofado for de linho/veludo, umedeça um pano limpo com água morna misturada com ¼ de vinagre branco e passe no sofá.
  • Se o estofado for de couro/courino, use pano úmido, água e detergente neutro.
  • Se o estofado for de camurça, use um pano levemente umedecido (essa limpeza precisa de muito cuidado) e, se houver muita sujeira, use detergente neutro.
  • Se o estofado for de suede, chenille ou jacquard, use escova de cerdas macias e detergente neutro.

Se uma diarista trabalhar em sua casa, converse com ela a respeito desses riscos para que, ao limpar o sofá, ela não cometa erros. (Ainda não contratou uma diarista? Conheça diaristas de qualidade clicando aqui.

4 - Acabe com odores desagradáveis com este truque

Nem mancha. Nem sujeira. Nem pó. Às vezes, embora visualmente limpo, o sofá pode apresentar um cheiro desagradável e irritante. Para resolver isso, basta usar:

  • 1 borrifador;
  • 1 litro de água;
  • ¼ de copo de álcool líquido;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Misture o bicarbonato de sódio com a água e o álcool líquido, coloque a mistura no borrifador e borrife-a no sofá a 40 centímetros de distância. Lembre-se de fazer isso apenas se o sofá for de tecido.

Apesar das dicas para limpar o sofá, algumas vezes você corre riscos ao tentar limpá-lo por conta própria

Agora você sabe algumas dicas para limpar o sofá. No entanto, dependendo do tipo de sujeira, nem sempre você poderá resolver o problema sozinho.

Por exemplo, se você não tiver certeza sobre qual produto usar para fazer a limpeza do sofá, melhor não arriscar danificá-lo ainda mais.

Nesses casos, prefira uma empresa especializada em limpeza de sofá e garanta que seu sofá seja limpo de forma segura.