Neste artigo, descubra como fazer a limpeza de ar-condicionado você mesmo e evitar problemas de climatização, saúde, etc.

Limpeza de ar-condicionado: 3 dicas simples e úteis

Manter o ar-condicionado limpo é essencial para que ele desempenhe bem suas funções. Conheça dicas para limpá-lo corretamente.

Diarista ao lado de aspirador de pó
Ar-condicionado split

Em dias quentes, e especialmente em países como o Brasil onde na maior parte do ano estamos tentando evitar o estresse do calor, é crucial o uso de um ar-condicionado.

Porém, tão crucial quanto ter um aparelho desses para salvar você das altas temperaturas é mantê-lo em bom estado, desempenhando suas funções maravilhosamente bem.

Isso porque, sem a limpeza de ar-condicionado, ele:

  • até liga, mas não gela;
  • consome mais energia do que deveria;
  • gera mau cheiro;
  • gera ar contaminado de fungos, que podem causar problemas como tosse seca, pneumonite de hipersensibilidade, etc.

O que queremos dizer é que fazer a limpeza de ar-condicionado está além de apenas aumentar sua durabilidade ou fazê-lo desempenhar bem sua função.

Apesar de contar com a Melhores Diaristas para limpar sua casa com o maior carinho e capricho, a limpeza do ar-condicionado não é uma atribuição desta profissional. O máximo que ela pode fazer, se combinado, é tirar o pó externo do aparelho.

A boa notícia, no entanto, é que você não precisa, necessariamente, contratar um técnico de ar-condicionado para limpar o seu ar-condicionado. Você mesmo pode fazer isso.

Separamos 3 dicas de limpeza de ar-condicionado para que você o mantenha conservado, com ótimo funcionamento e evite problemas.

1 - Limpe os filtros de ar

Essa é uma das dicas de limpeza de ar-condicionado mais importantes, tanto pela facilidade de fazê-la quanto pelo seu benefício imediato.

O filtro de ar pode ficar tão cheio de poeira e sujeira que impede parte do ar gelado de sair, diminuindo o fluxo. E o pouco ar gelado que consegue passar pelo filtro empoeirado ainda fica sujo.

Você não precisa limpar os filtros de ar todos dias, a não ser que queira.

Recomenda-se que eles sejam limpos uma vez por mês. No entanto, se você notar que, apesar de o aparelho estar configurado com 18 ºC, não parecer cumprir com isso, dê uma olhada nos filtros de ar.

Um conselho é investir em um filtro de ar de alta qualidade, já que alguns não capturam certas partículas. Filtros de ar de fibra de vidro, por exemplo, não capturam partículas como pólen e bactérias. Um filtro de ar plissado, por outro lado, captura isso e muito mais.

2 - Higienizar a serpentina

A serpentina do ar-condicionado tem o fluido que absorve o calor do ambiente interno e o libera no ambiente externo. É basicamente a responsável por climatizar o cômodo.

O problema da falta de limpeza de ar-condicionado quando se trata da serpentina é a proliferação de microorganismos.

Se houver muita sujeira acumulada, ela começa a se tornar o ambiente perfeito para a origem de colônias de fungos, bactérias, mofo e uma lista de outros contaminantes tão desagradáveis quanto.

Diante disso, fazer a limpeza de ar-condicionado periodicamente é indispensável para manter a serpentina livre da proliferação desses microorganismos.

Para limpá-la, você pode usar um aspirador de pó ou mesmo escova de pelos. Caso a serpentina esteja muito suja, você pode usar um jato de ar comprimido ou um jato de água — com baixa pressão, claro, para não danificar as aletas.

Vale lembrar que se a sujeira presente na serpentina for bastante, é necessário contratar um profissional para fazer a limpeza de ar-condicionado de forma segura e profunda.

3 - Limpe a bandeja de água

A limpeza de ar-condicionado pode variar dependendo de qual aparelho você usa. Se você tem um ar-condicionado split (aparelhos compostos por duas partes, uma condensadora, outra evaporadora), precisará limpar a bandeja de água.

Portanto, se houver pequenas poças de água na bandeja de drenagem, use uma toalha ou um pano para secá-las.

Outras dicas rápidas de limpeza de ar-condicionado

  • Para a unidade interna e o controle remoto, limpe-os somente com pano seco. Nada de produtos químicos.
  • Para o painel frontal da unidade interna, retire-o cuidadosamente, lave-o e, por fim, seque-o com um pano macio e limpo.
  • Jamais use lixas ou polidores de limpeza na unidade interna.
  • Água acima de 40ºC danifica as peças de plástico e os filtros. Jamais cometa esse erro.
  • Mora em regiões litorâneas? A limpeza do ar-condicionado deve ser ainda mais cuidadosa, uma vez que o aparelho está mais sujeito à corrosão por conta da salinidade do ar e maresia. Para resolver isso, use protetores. Ah, e não se preocupe, eles não afetam a eficiência do aparelho.